Shenmue III



Olá, pessoal! O primeiro post do blog tinha que ser em grande estilo, e o anúncio oficial de Shenmue III parece caber bem nesse caso. Uma das grandes surpresas de toda a E3 2015 (pra mim a mais doida!), Shenmue, monstro criado pelo mestre Yu Suzuki, finalmente vai ter continuidade.


Shenmue é um clássico do Dreamcast lançado em 99 que conquistou (e ainda conquista, viu?) fãs verdadeiramente devotos à trama. O jogo chegou trazendo inovações na jogabilidade, mostrando o personagem em um mundo aberto (estilo que seria popularizado pouco depois em GTA III), e mecânicas extremamente bem elaboradas, como o quick time event e poder mexer nas gaveta tudo (hehe).

Quando eu peguei meu primeiro Dreamcast, lá por 2003, eu tinha ouvido falar desse jogo por um brother da escola. Esse, inclusive, o único cara com Dreamcast que eu conhecia. Na época rolou o seguinte diálogo: 
Brother - "Cara, tu tem que jogar Shemú"
Eu - "Jogar uq, viado?
Brother - "Shemú, porra! Dá pra jogar bola e tomar refri"
Eu - "Oxi!"

E ficou nisso, nem joguei.

Até que recentemente me deu uma doida de pegar consoles e jogos antigos pra colecionar, e acabei lembrando desse game. Peguei o Dream, peguei o Shenmue e pronto, fiquei apaixonado.

Saí pesquisando tudo da obra, e vi que os fãs pedem um terceiro título tem anos. Toda E3 tem boatos de que vai rolar. Até que agora rolou! Que bom que eu já era fã pra me emocionar com o anuncio.

Shenmue III foi anunciado em parceria com a Sony e inicialmente bancada pelos fãs através de um financiamento coletivo no Kickstarter, com o objetivo de chegar a 2 milhões em um mês pra que a produção seja realizada. 

Na hora deu pra sacar que seria uma espécie de pesquisa de mercado. Yu Suzuki e Sony precisavam saber o quanto os fãs queriam e/ou estavam dispostos a ajudar o projeto. E foi tranquilo. A campanha arrecadou os 2 milhões em menos de duas horas, e enquanto escrevo, se aproxima de 3,30 milhões.

Eu entendi e apoiei o projeto, mas foi fácil encontrar quem achou que a Sony estava "mendigando" doações dos fãs a fim de tirar o dela da reta no financiamento e desenvolvimento do projeto. Nada disso, o financiamento funciona como uma pré-venda bem mais interessante do que as convencionais, na minha opinião. Isso porque você já adquire o produto num preço mais baixo e tem acesso a vários itens adicionais bacanas. No caso desse projeto, vai desde uma toy capsule, até um jantar no Japão com o criador do jogo.

Foi uma boa jogada. Eu diria até necessária. Pois, sendo bastante sincero, Shenmue é um jogo que não precisava mais ser feito, poderia tranquilamente ficar no romantismo dos fãs, cada um pensando como teria sido. Já se passaram 14 anos desde o 2º título. O lar original do jogo já ficou para trás tem tempo (Dreamcast). Achei que foi de ótimo tom fazer um teste com os fãs. E que bom de deu certo!

Shenmue III tem previsão de chegar ao PC e PS4 em dezembro de 2017.

E você, o que acha? Comenta ai

Ah, e seja bem vindo!